Como Usar o Sysprep: Apresentação

 

O Sysprep é uma ferramenta criada para administradores de sistema corporativo, OEMs e outras pessoas que precisam implantar o sistema operacional Windows XP em vários computadores. Depois de executar as etapas de instalação iniciais num único sistema, você pode executar o Sysprep para preparar o computador de amostra para clonagem.

O Sysprep atribui uma SID (identificação de segurança) única para cada computador de destino na primeira vez que o computador é reiniciado. O Sysprep configura o sistema operacional para executar o Bem-vindo ao Windows ou a Microinstalação na primeira vez em que o usuário final reiniciar o computador. Esta forma abreviada de Configuração em Modo-GUI leva de 5 ou 6 minutos, em vez dos 45 a 60 minutos usuais, e solicita ao usuário final apenas informações requeridas e específicas do usuário, tais como aceitar o EULA (Contrato de Licença de Usuário Final) e fornecer a Chave do Produto, o nome de usuário e o nome da empresa.

O Sysprep é um utilitário valioso até mesmo se você não utiliza a duplicação de disco. Você pode executar o Sysprep com a opção –nosidgen para configurar o Bem-vindo ao Windows ou a Microinstalação num único computador. Nesse caso, o Sysprep permite auditorias que podem ter sido feitas; automatiza a parte de Microinstalação do processo de forma que os usuários ainda possam inserir informações específicas ao usuário, como opções regionais e informações de TAPI; e ignora configurações de identidades de segurança únicas, pois elas já serão únicas quando a Instalação estiver sendo executada no computador.

O utilitário Sysprep pode ser usado em três contextos diferentes:

1. Duplicação de disco. O uso do Sysprep para preparar imagens para duplicação de disco permite que você copie sistemas completamente instalados em hardwares semelhantes. O Sysprep modifica a SID (identidade de segurança) do computador local de forma que seja única para cada computador. Para obter mais informações, ver Como Usar o Sysprep para Preparar Imagens para Duplicação de Disco.
2. Auditoria. Quando você o usa o Sysprep depois de uma auditoria no computador (usando a opção de linha de comando –nosidgen), o Sysprep estará pronto para que o usuário final execute o Windows. Para obter mais informações, veja Como Usar o Sysprep para Instalações de Auditoria
4. Automatizando a Microinstalação. O Sysprep cria uma Instalação abreviada em modo GUI que leva apenas de cinco a seis minutos, em vez dos 45 a 60 minutos usuais, e solicita ao usuário final apenas informações específicas ao usuário requeridas, tais como aceitar o EULA, inserir a Chave do Produto e inserir o nome de usuário e o nome da empresa. Para usar o Sysprep nesse modo, pré-instale o Windows XP no computador local e, a seguir, execute o Sysprep com o parâmetro –nosidgen executando os passos abaixo. Para mais informações, ver Como Usar o Sysprep para Automatizar a Microinstalação.

Restaurando o computador para um estado pronto para o usuário finalVocê pode usar o Sysprep para restaurar o computador para um estado pronto para o usuário final. Para mais informações, ver Como Usar o Sysprep para Restaurar o Computador para um Estado Pronto para o Usuário Final.

Modo de Fábrica
O modo de Fábrica do Sysprep é um método de pré-configurar as opções de instalação que podem reduzir o número de imagens que um OEM (fabricante de equipamento original) precisa manter. Para obter mais informações, ver Como Usar o Sysprep em Modo de Fábrica.Notas gerais sobre o sysprep
No Windows XP:

Você pode executar o Sysprep de qualquer lugar, inclusive de um disquete.
O Sysprep é executado somente se o computador for membro de um grupo de trabalho, não de um domínio. Se o computador estiver incorporado a um domínio, o Sysprep o remove do domínio.
Você pode executar programas ou comandos adicionais no final da Microinstalação fornecendo um Cmdlines.txt em sua pasta \Sysprep.
Você não pode executar o Sysprep num computador que tiver sido configurado como servidor de Serviço de Cluster, um servidor de Serviços Certificados ou um controlador de domínio. Você pode executar o Sysprep num servidor autônomo.
Se você executar o Sysprep em uma partição de sistema de arquivos NTFS que contiver arquivos ou pastas criptografadas, os dados nessas pastas ficarão completamente ilegíveis e irrecuperáveis.
Você pode usar apenas esta versão do Sysprep em instalações do Windows XP. Você não pode usar esta versão do Sysprep numa instalação do Windows 2000.

Como Preparar Imagens para a Duplicação de Disco com Sysprep

 

O Sysprep é uma ferramenta criada para administradores de sistema corporativo, OEMs e outras pessoas que precisam implantar o sistema operacional Windows XP em vários computadores. Depois de executar as etapas de instalação iniciais num único sistema, você pode executar o Sysprep para preparar o computador de amostra para clonagem.

Para usar o Sysprep como parte do processo de duplicação da unidade de disco, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

A instalação principal e os computadores de destino devem ter HALs (camadas de abstração de hardware) compatíveis. Por exemplo, o APIC da HAL e os MPs (sistemas de multiprocessador) da HAL são compatíveis, enquanto o PIC (Controlador de Interrupção Programável) da HAL não é compatível nem com o APIC da HAL, nem com os MPs da HAL. Os controladores de armazenamento de massa (IDE ou SCSI) devem ser idênticos nos computadores de referência e de destino.
Os controladores de armazenamento de massa (IDE ou SCSI) devem ser idênticos nos computadores de referência e de destino.
Dispositivos Plug and Play, como modems, placas de som, placas de rede, placas de vídeo e assim por diante, não precisam ser iguais. Entretanto, qualquer driver de dispositivo não incluído em Drivers.cab deve ser incluído na instalação principal antes de executar o Sysprep. Alternativamente, assegure-se de que os drivers desinstalados estejam disponíveis no computador de destino na primeira execução, de forma que o Plug and Play possa detectar e instalar os drivers.
São necessários softwares de terceiros ou dispositivos de hardware de duplicação de disco. Esses produtos criam imagens binárias do disco rígido de um computador, duplicando a imagem para outro disco rígido ou armazenando a imagem num arquivo num disco separado.
O tamanho do disco rígido do computador de destino deve ter pelo menos o mesmo tamanho que o disco rígido da instalação principal. Se o computador de destino tiver um disco rígido maior, a diferença não será incluída na partição principal. Entretanto, você pode usar a entrada ExtendOemPartition no arquivo Sysprep.inf para estender a partição principal se tiver sido formatada para usar o sistema de arquivos NTFS.

Observação Se os computadores de referência e de destino tiverem versões diferentes da BIOS, você deve primeiramente testar o processo para garantir que seja bem-sucedido. Ao utilizar o Sysprep para a Duplicação de Disco, o Sysprep modifica a SID (Identificação de Segurança) do computador local, de forma que seja única para cada computador.

Como preparar uma instalação principal para a clonagem

1. Instale o Windows XP num computador principal. Como prática recomendada, a Microsoft sugere que o Windows XP seja instalado a partir de uma pasta de distribuição usando-se um arquivo de resposta para assegurar a consistência ao configurar a instalação principal, de forma que as compilações iterativas possam ser criadas e testadas mais rapidamente. Ver Unattend.txt para obter informações sobre as Configurações do Windows automatizadas usando um arquivo de resposta.
2. Faça logon no computador como administrador.
3. (Opcional) Instale e personalize os aplicativos, tais como o Microsoft Office, os itens favoritos do Internet Explorer e assim por diante.
4. (Opcional) Instale quaisquer drivers de dispositivos não-incluídos no Drivers.cab e não instalados pelo arquivo de resposta.
5. (Opcional) Execute testes de auditoria.
6. (Opcional) Se desejar, crie um arquivo Sysprep.inf manualmente ou com a ajuda do Gerenciador de Configurações. Esse arquivo é usado para personalizar ainda mais cada computador para o usuário e ajuda a configurar a quantidade de informações de que o usuário precisará durante a Microinstalação.
7. Execute o Sysprep.exe. Assegure-se de que o arquivo Sysprep.exe e o Setupcl.exe estão dentro da pasta %systemdrive%\Sysprep no disco rígido local. Quando utilizado, o Sysprep.inf também precisa estar na mesma pasta ou num disquete que será inserido quando o menu de inicialização do Windows aparecer.
8. Se o computador for compatível com ACPI, o computador se desligará sozinho. Caso contrário, aparecerá uma caixa de diálogo dizendo que você pode desligar o computador com segurança.
9. Retire a unidade de sistema e siga os passos para duplicar o sistema em outros computadores. Você precisa ter equipamento ou software especiais para duplicar os discos rígidos.

Importante Se o Setupcl.exe não estiver no mesmo diretório de Sysprep.exe, o Sysprep não funcionará.

Depois que um disco rígido duplicado for inserido num computador, quando o usuário ligar o computador, acontecerá o seguinte:

1. Ocorre a detecção do Plug and Play — isso leva aproximadamente três minutos.
2. A Microinstalação indica para os usuários:

Aceitarem o EULA.
Especificarem seu nome e organização.
Incorporarem-se a um domínio ou um grupo de trabalho.
Especificarem informações sobre opções regionais.
Especificarem informações sobre TAPI.
Especificarem os protocolos e serviços de rede a serem instalados.
3. A pasta local Sysprep que contém Sysprep.exe e Sysprep.inf em %systemdrive% será apagada.
4. O computador é reiniciado e aparece um prompt de logon.

Observação Se um arquivo Sysprep.inf foi usado ao executar Sysprep.exe, apenas as caixas de diálogos omitidas no arquivo .inf serão apresentadas ao usuário. Se as configurações de exibição forem omitidas, serão usadas as configurações-padrão.

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 25/01/2010, em Curiosidades, Dicas Info e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Namoridooooo…. Vc arrazaaa !!!!!

    Te amo cada vez mais !
    Parabéns mais uma vez pelo seu sucesso de BLOG.
    Amo q Amo !!!

    Curtir

  2. Poderia me enviar um arquivo sysprep.inf configurado para ter uma idéia de como montá-lo?

    Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: