Como remover a partição “Reservada para o Sistema” do Windows 7

Galera,

Segue aí um vídeo com a dica de como remover a partição de 100 MB que é criada automaticamente na instalação do Windows 7. Esta dica é boa para quem pretende criar uma imagem personalizada do Windows 7 e capturá-la posteriormente para distribuir em sua empresa.

Agradecimento à dica do colega Luguta e ao VMware Workstation que ajudou a fazer o vídeo !

Sobre Bruno Lopez

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, atualmente Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 21/05/2011, em Dicas Info, Tecnologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Ai aki funfo blzzz… particionei o meu hd de 500 ai apaguei a partição do sistema como no video ele acrecentou a de 100mb e ainda ficou com a segunda partição…. valeu mesmo!!!

    Curtida

  2. Eu tenho um notebook com essa partição de 100MB, umapartição C com o Windows e uma partição D com arquivos pessoais.
    Se eu reinstalar o Windows utilizando esse método eu perco os arquivos da partição D ?
    Vi alguem comentando que se eu fizer isso eu perco os setores MBR e FAT.

    Curtida

    • Bom dia Everaldo!

      Cara, a recomendação da própria Microsoft é que você realize procedimentos de particionamento somente com o backup de todos os arquivos, pois você pode sim perder tudo no momento do re-particionamento. Já fiz isso e não tive problemas, mas recomendo efetuar o backup antes. Se perder algum arquivo ou o SO não inicializar mais, você pode formatar do zero. E as partições de inicialização (MBR e outras) não ficam nesta partição de 100 MB.

      Abços,

      Curtida

  3. Parabéns pela dica, funciona mesmo!

    Curtida

  4. Olá, eu fui formatar meu notebook samsung rv411 e pretendia excluir uma partição a mais que eu tinha, mas por falta de atenção, sem perceber eu exclui essa partição de 100.0 mb e agora tá dando erro pra instalar o windows, o que eu faço? Deu problema no HD será?

    Curtida

  5. Laerte Favero

    Obrigado pelo vídeo. Pergunta: Em meu PC (W7 Ultimate) tenho 1 part. primária (C:) + 1 unid. lógica (B:) + 2 part. prim. (E:) e (A:) sendo que a (A:) é a reserv. p. sistema. Quando tento formatar mais uma partição (criar novo volume simples) criada (espaço não alocado), não consigo, pois aparece a mensagem dizendo que o disco ja contem o nº máx. de partições. Tentei usar o progr. EaseUS, mas parece que também não da certo. A Microsoft diz que não posso excluir a part. reserv. p. sitema. Acontece que desejo criar um WXP virtual e parece que preciso fazer isso numa partição só para isso. Vê alguma solução para o meu caso ? Obrigado.

    Curtida

    • Laerte Favero

      Eu mesmo Laerte escrevo: parece que eu fui precipitado. Parece que vai funcionar com o progr. EasUS. Aparentemente consegui formatar. Agora preciso criar um pendrive bootavel com WXP e rebootar a máquina. Acho que é isso. Depois eu aviso se deu certo.

      Curtida

      • Bacana, Laerte!

        Sucesso aí na empreitada. Lembre-se de fazer seu backup antes, para que nenhum imprevisto lhe aconteça sem que esteja preparado!

        Abços,

        Curtida

  6. Olá Bruno, tudo certo?!
    Então, queria saber o seguinte: tenho o Windows 8 instalado no meu PC. Por questões de estudo, preciso instalar o Ubuntu (qualquer versão, a que tenho é a 14.10) e para isso, preciso de + 3 partições.
    No caso, tenho a partição, em que está instalado o Win 8, e mais essa partição “Reservado pelo sistema”.
    Como quero instalar o Ubuntu, preciso de uma partição para o boot (/boot), uma para raíz (/) e uma para home (/home).
    Tem algum problema em excluir essa partição reservada?
    Abraços.

    OBS: Pelo Ubuntu, existe uma ferramenta chamada GParted, onde mostra as partições, podendo criar novas. Na partição do Win8, está escrito “Win8 loader” e na reservada, está escrito “Win 7 loader”.

    Curtida

    • Olá Odair, boa tarde!

      Então, para remover a partição você deve fazer antes de instalar o Sistema Operacional, no caso o Windows 8.
      Fazendo isto logo no início, você conseguirá criar as demais partições. Porém, esta partição é bem pequena, e inútil para qualquer utilização de armazenamento. Mas deve ser mantido, pois os arquivos de boot são alocados nela.
      Se você remover antes da instalação, estes arquivos serão alocados no C:
      Não há como mover estes arquivos depois.

      Abços,

      Curtida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.497 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: