É isso mesmo….
Dual boot do Windows 7 e Windows Server 2008 R2, com direito a menu de opção no momento do boot, e sem utilizar nenhuma ferramenta de particionamento de HD….Ah! E o melhor…com o Windows 7 já instalado e rodando há tempos…
Diferentemente da forma como era realizado anteriormente; através do particionamento do HD, escolha das partições no momento da instalação e edição da linha de boot inicializável, agora ficou tudo mais simples. Vou mostrar mais abaixo. Basta apenas criar o VHD, conforme as instruções para otimização do sistema, e ativá-lo de modo a aceitar um SO para rodar o ambiente perfeitamente, em um hardware dedicado*. A única parte virtualizada seria o HD (no caso, VHD), que não atrapalha em nada o processo, pois emula praticamente um disco através do arquivo gerenciável e da interface de gerenciamento de discos, o que o faz semelhante a um disco rígido físico.
Vejamos como fazer isto:
A sequência de comandos exata a ser usada no processo, mais abaixo:
Lembre-se que estamos pressupondo a instalação já realizada do Windows 7. Se não, instale-a…
- Verificar se existe, no mínimo, 32 GB ou mais de espaço em disco disponível.
- Insira o disco do Windows Server 2008 R2 e pressione SHIFT+F10. O prompt de comando do DOS aparecerá, para que possamos começar a configurar o VHD. Os comandos não são Case Sensitive. Só estou digitando em caixa alta afim de otimizar a vizualização.
- Digite DISKPART para executar o utilitário.
- LIST DISK para checar os discos disponíveis em seu sistema. Estou supondo que não exista outro disco…
- SELECT DISK 0
- CREATE PARTITION PRIMARY
- FORMAT FS=NTFS QUICK
- LIST VOL
- ASSIGN
- LIST VOL
- CREATE VDISK FILE=c:\VHD\windows2008r2.vhd MAXIMUM=200000 TYPE=EXPANDABLE
- SELECT VDISK FILE=c:\VHD\windows2008r2.vhd
- ATTACH VDISK
- CREATE PARTITION PRIMARY
- FORMAT FS=NTFS QUICK
- ASSIGN LETTER=V:
- LIST VOL
- LIST VDISK
- EXIT DISKPART
- Já pode finalizar a janela do WinPE.


Outras referências e artigos:
Windows Automated Installation Kit (WAIK) para Windows 7 e Windows Server 2008 R2 – obtenha @http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=60a07e71-0acb-453a-8035-d30ead27ef72. É a bíblia dos profissionais que precisam de um “Boot from VHD”.
Windows Virtualization Blog – Ver o VHD depois da inicialização em http://blogs.technet.com/virtualization/archive/2009/05/14/native-vhd-support-in-windows-7.aspx.
Knom’s Developer Corner – Outro bom post http://blogs.msdn.com/knom/archive/2009/04/07/windows-7-vhd-boot-setup-guideline.aspx.
*Hardware dedicado pois no momento da utilização de um dos sistemas em Dual, o outro fica completamente desligado, o que aumenta o poder de processamento e “individualiza” o Sistema Operacional em questão.