Galera,

Executando os testes mais variados no novo SO da Microsoft, me deparei com um simples mas cabeludo problema.

No momento da instalação, a Microsoft sugere a utilização de uma conta, denominada de “Microsoft Account”. Abordagem nova da Microsoft, visto que a grande idéia do Windows 8 é ser um SO na nuvem. Escolhendo então essa opção, validamos uma conta Microsoft, seja ela Hotmail, MSN, entre outras.

Até aí, tudo ótimo. Muito bacana, aliás.

Após usar esta opção, e terminar a formatação, ingressei com o computador em um domínio, afim de testar a usabilidade e aplicabilidade do mesmo com diretivas (GPO’s) já definidas para o Windows 7. Todas funcionaram perfeitamente.

No findar dos testes, retirei a máquina do domínio, afim de criar uma imagem da mesma para instalações futuras. Poderia muito bem ter feito isto antes, mas foi até bom não fazer…

Quando se define no início a “Microsoft Account”, vincula-se seu usuário web na máquina, configurando app’s na Windows Store, sincronizando SkyDrive, configurando cliente Messenger, entre outros. Este usuário fica definido no startup da máquina. O seu usuário inicial fica sendo este, até que o domínio peça a Autenticação de Rede. Após o logon, usuário de rede se torna também usuário local, e fica registrado na máquina. Mesmos padrões no Windows

Máquina fora do domínio, é hora de logar com o Local Account, afim de utilizar os serviços locais da máquina, até que eu a retornasse ao mesmo.  Mas foi aí que nada funcionou…o usuário local não conseguia mais autenticar, e com isso o acesso a máquina ficou inutilizado. Nem logar era possível mais.

 

Solução:

No momento da instalação, não utilize a opção “Microsoft Account”. Escolha a opção “Não quero logar com uma conta Microsoft”, conforme realçe na imagem abaixo.

 

A janela abaixo se abrirá. Escolha o botão”Local Account”, como mostrado a seguir. O realçe está somente na explicação, o botão se encontra logo abaixo.

 

 

Preencha os dados básicos, como nome, senha e dica de senha; da mesma forma como ocorria no Windows 7.

Agora sim você possui uma Conta Local e poderá acessar a máquina, mesmo com uma situação parecida ou pior do que a ilustrada acima….

 

 

 

Espero ter ajudado!