Removendo Mailbox Database Default no Exchange 2010 SP2

Não são poucas as vezes que temos problemas para deletar Mailbox Database, principalmente quando estamos finalizando projetos, vale lembrar que quando temos Public Folders no ambiente os servidores de Exchange Server 2010 irão criar Maibox Databases, estas que nos darão trabalho para serem removidas.

Vamos ao Problema:
Após uma bem sucedida implementação temos a necessidade de remover as Mailbox Databases criadas automáticamente pelo Servidores Exchange Server 2010, quando ao tentar remover a Mailbox Database, recebemos a mensagem de erro.”

Este problema pode ser definido por alguns erros, conforme listados abaixo:

1. Mailbox Database contém caixas postais
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database”

2. Mailbox Database contém caixas Archive
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Archive

3. Mailbox Database contém caixas Arbitration
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration

Para cada um destes erros existem procedimentos para validarmos e resolvermos o problema, dependendo do tipo de caixa postal que esta alocado na mailbox database, existe um tipo de Get especifico que determinará, como resolver o problema.

Reparem que ao executarmos o comando “Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration”, tivemos o resultado de 03 Caixas Postais que estavam alocadas dentro da Mailbox Database e que estavam impedindo a deleção da Mailbox Database.

Precisaremos do nome de cada uma destas caixas, para isto, execute a linha de comando conforme o exemplo: “Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration | FL Name”, isto lhe demonstrará o nome das caixas postais, segue um exemplo na figura abaixo.

Bem antes de continuarmos vamos conhecer um pouco o que são estas caixas postais, também chamadas de System Mailboxes!

Estas caixas postais são criadas automáticamente no domínio root da floresta onde temos o Exchange Server durante a instalação no link http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb201680.aspx  você poderá conhecer um pouco mais sobre System Mailboxes, abaixo uma tabela com o nome da mailbox e CN:

 

Agora que sabemos o nome das Caixa Postais que impedem a deleção de nossa mailbox database, podemos iniciar o processo de move destas caixas postais.

Obs: Nunca remova um Mailbox Database utilizando o ADSIEDIT, a menos que você tenha pleno conhecimento do porque o processo normal não esta funcionando. Evite maiores problemas…

Agora vamos iniciar o processo de resolução do nosso problema inicial, vamos mover as caixas postais que estão com na Maibox Database que precisa ser deletada, para isto utilize o CMDLET “New-MoveRequest -Identity “Nome-da-Caixa-Postal” –TargetDatabase “Nome-da-Nova-Database””. Verifque no exemplo abaixo que a caixa postal será encaminhada ao processo de Queue para ser movida.

Neste momento você consegue identificar o Name e DisplayName, utilizando o CMDLET “Get-MoveRequest –Identity “Nome-da-Caixa-Postal” | FL Name,DisplayName,Status”.

Após mover todas as caixas postais em Arbitration, execute novamente a linha de pesquisa de Mailbox para ter certeza que nenhuma outra caixa esteja alocada na Mailbox Database que deverá ser removida, faça isto utilizando o CMDLET: “Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration “.

Na imagem abaixo podemos visualizar que o processo não trouxe outras caixas postais, neste momento você conseguirá iniciar o processo de remoção da Mailbox Database. Para isto utilize o CMDLET para desmontar a Mailbox Database “Dismount-Database –Identity “Nome-da-Mailbox-Database” “.

 

Proceda agora com o a remoção da Mailbox Database, esta remoção poderá ser feita via EMC ou EMS, via CMDLET utiliza o comando: “ Remove-MailboxDatabase –Identity “Mailbox Database” “. Veja na imagem abaixo que o procedimento funcionou perfeitamente.

  • Remover a Mailbox Database através do On-Premises, pois há um parâmetro solicitado no PS, chamado StoredMailboxIdentity, que não é passado através das listagens, e dificulta a remoção via Shell.

Lembre-se após remover uma Database no Exchange Server 2010, o arquivo físico da Database ficará disponível no local original para remoção.

Fonte: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8488.removendo-databases-do-exchange-2010-com-system-mailbox-arbitration-pt-br.aspx

assinatura

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 25/12/2012, em Exchange 2010, Servidores Windows, Tecnologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: