Todos sabem que a Biblioteca TechNet é uma grande fonte de informações técnicas na internet, porém muitos não sabiam que havia uma maneira de guardar e organizar um conjunto personalizado de artigos com apenas a informação que você realmente quer e precisa…

Ou até mesmo quando você se encontrar em um local com difícil acesso a internet, e não conseguir acessar ao TechNet e precisa levar os artigos com você no seu celular, tablet ou computador portátil para leitura offline. Bem, agora você pode fazer tudo isso. Você pode construir seu próprio “livro personalizado do TechNet” com os artigos da Biblioteca, agrupá-los em uma das coleções existentes e, em seguida, imprimí-los ou exportá-los para visualização posterior. Para tudo isso, você só vai precisar de um navegador atualizado (IE ou Mozilla) e um ID Microsoft. Assumindo que você já os possui, seguimos aqui em como começar.

Para iniciar a criação da sua “biblioteca pessoal”, vá para http://technet.microsoft.com/en-us/library/export/help/. Esta é a página inicial e possui informações e explicações sobre o processo e também possui um Guia Rápido para mostrar como funciona. Depois que você terminar de ler, clique no botão Start, no topo da página. Será iniciada uma nova janela do navegador, com conteúdo semelhante ao da imagem mostrada abaixo. Observe que uma nova barra de ferramentas foi adicionada no topo da página, com as opções de configuração da sua biblioteca personalizada:

A partir daí, basta navegar no TechNet como faria normalmente, e encontrar o artigo ou tópico que você está interessado. Então, clicar com o botão direito do mouse sobre o artigo ou tópico e escolher “Add This Topic” para adicionar o artigo à sua coleção, ou escolher “Collection (N Toppics)” para adicionar todos os temas sob o link na tabela de conteúdo na barra de navegação à esquerda.

Uma vez que você terminar de adicionar todos os seus artigos, já pode ver a sua coleção clicando no link Collection, na barra de ferramentas no topo da página.

 

Essa opção fará com que o conteúdo seja inserido em sua coleção, onde você pode rever e reorganizar os seus temas, e em seguida, imprimi-los ou salvá-los em HTML ou PDF. Abaixo, a imagem de uma coleção criada como exemplo, e que será salva como um arquivo PDF:

Depois de solicitado o processamento e criação da Biblioteca offline do TechNet, o arquivo PDF ficará assim:

Agora, você pode ter onde quiser, e no formato que quiser, todos os artigos que julgar interessantes como documentação para algum projeto, algum estudo, ou algo semelhante. É uma maneira muito útil de obter documentações de forma bem estruturada e organizada, além da formatação que é perfeita.