Office 365 – Correlacionando erros do ADFS no Event Viewer

Se você já implementou uma solução de SSO (Single Sign-On), com certeza já se deparou com vários erros, visto que é uma solução de segurança avançada e de complexa administração.

Para tanto, o Active Directory Federation Services não seria diferente. A ferramenta de Federação de Identidade da Microsoft é a solução de Unificação de Logon, principalmente quando falamos disso por conta do Office 365.

Porém, durante sua implementação, ou até mesmo após esta , alguns erros podem vir a ocorrer em seu ambiente. Muitas vezes se torna difícil correlacionar o erro ao evento que o gerou, e assim conseguir aprofundar mais sobre este erro nos vastos artigos do MSDN e TechNet. Com isso, segue abaixo uma ótima dica pra quem precisa facilitar esse processo de troubleshoot nos erros apresentados.

Se a seguinte tela for apresentada a você, tome nota do “Número de referência” do erro. É um código absurdamente grande e impossível de decorar, mas no próximo passo já ficará mais fácil de entender como ele terá utilidade:

De posse do mesmo, vá até o Event Viewer do servidor onde fica instalado o ADFS, expanda o mesmo, expanda também o log de Applications and Services, e logo abaixo a pasta de ADFS 2.0.

Nela, você verá um log denominado Admin. Clique com o botão direito sobre o mesmo, e a tela abaixo lhe será apresentada:

Agora, basta escolher na coluna da esquerda a opção Correlation Id, que enviá-la para a coluna da direita, onde a mesma será inserida no seu log de eventos.

Pronto! Já consegue correlacionar os números de referências de erros do ADFS com os logs gerados pelo Event Viewer!

Abços,

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 23/09/2013, em Tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: