Se você já implementou uma solução de SSO (Single Sign-On), com certeza já se deparou com vários erros, visto que é uma solução de segurança avançada e de complexa administração.

Para tanto, o Active Directory Federation Services não seria diferente. A ferramenta de Federação de Identidade da Microsoft é a solução de Unificação de Logon, principalmente quando falamos disso por conta do Office 365.

Porém, durante sua implementação, ou até mesmo após esta , alguns erros podem vir a ocorrer em seu ambiente. Muitas vezes se torna difícil correlacionar o erro ao evento que o gerou, e assim conseguir aprofundar mais sobre este erro nos vastos artigos do MSDN e TechNet. Com isso, segue abaixo uma ótima dica pra quem precisa facilitar esse processo de troubleshoot nos erros apresentados.

Se a seguinte tela for apresentada a você, tome nota do “Número de referência” do erro. É um código absurdamente grande e impossível de decorar, mas no próximo passo já ficará mais fácil de entender como ele terá utilidade:

De posse do mesmo, vá até o Event Viewer do servidor onde fica instalado o ADFS, expanda o mesmo, expanda também o log de Applications and Services, e logo abaixo a pasta de ADFS 2.0.

Nela, você verá um log denominado Admin. Clique com o botão direito sobre o mesmo, e a tela abaixo lhe será apresentada:

Agora, basta escolher na coluna da esquerda a opção Correlation Id, que enviá-la para a coluna da direita, onde a mesma será inserida no seu log de eventos.

Pronto! Já consegue correlacionar os números de referências de erros do ADFS com os logs gerados pelo Event Viewer!

Abços,