SCDPM – Corrigindo o Tempo de Expiração das Fitas

Pois é…

Um erro que já vem acontecendo desde as versões mais antigas do System Center Data Protection Manager, e ainda assombra os profissionais de TI que optam por utilizar este software para realizar seus backups.

Uma falha considerada até meio “boba”, e com um artigo de correção mais simples ainda, onde basta adicionar uma chave de registro para que o mesmo fique funcional. Inclusive, o mesmo KB de correção se encontra disponível par as versões 2010 (http://support.microsoft.com/kb/2718797) e 2012 SP1 (http://support.microsoft.com/kb/2706783) do DPM.

O mesmo trata-se de um erro que não permite a utilização da fita no dia do seu vencimento. O DPM insere nas fitas uma data de utilização e uma data de vencimento, onde antes disso a fita fica no estado de “retenção”, garantindo assim a integridade do seu conteúdo. Porém, uma fita a ser usada em um job de backup diário precisa ter uma validade máxima de 7 dias, pois a mesma será reutilizada na próxima semana.

A sugestão da Microsoft é que os backups considerados de “curta retenção” (short-Term) fiquem em disco, onde não há datas nem limites de validade, e os backups de “longa retenção” (long-Term) sejam direcionados para as fitas, onde o mesmo poderá ser removido do local de backup e enviado para uma sala cofre, ou até uma outra localidade da empresa, afim de manter as informações seguras e longe de desastres.

Mas como nosso desejo mesmo é usar as fitas para o backup de curta retenção, queremos que a fita vença exatamente 1 semana depois, conforme opção do próprio DPM.

Porém, a mesma só se torna “vencida” as 23:59 do dia corrente; ou seja, se seu job de backup estiver configurado para executar toda segunda, as 20:00 , você não conseguirá utilizar a mesma fita.

Para tanto, segue abaixo a forma mais simples de contornar esse problema, e conseguir utilizar a fita no dia do seu vencimento, não importando o horário.

Com a inserção da chave de registro ExpireDatasetOnDayStart, com o valor 1 (True), a mesma passará a vencer no início do dia corrente da sua data de vencimento, ou seja, as 00:01 da próxima segunda.

A chave acima recebe um valor booleano, tendo como 0 = False e 1 = True. Como a chave não existe por padrão, seu valor default é False.

Basta inserir a chave no caminho especificado, como na imagem (HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftMicrosoft Data Protection ManagerConfigurationMediaManager), e reiniciar seu servidor de Data Protection Manager.

Suas fitas já estarão liberadas para o uso!

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 24/09/2013, em Tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: