Office 365 – Ocultando Listas de Distribuição da Global Address List (GAL)

Bom dia galera!

Mais um tópico rápido e simples, mas bastante funcional na administração de seu ambiente de integração do Office 365 com Active Directory.

Para aqueles que possuem um ambiente sincronizado com AD, e precisam realizar a administração do mesmo diariamente, os recursos do ADSI Edit e da opção “Attribute Editor” são indispensáveis.

Algumas opções não permitem manipulação diretamente no Office 365; exigem que o mesmo seja executado localmente, pois seu ambiente é sincronizado, como mostra na figura abaixo:

Com isso, se não possuímos uma experiência de configuração híbrida em nosso ambiente, nos resta alterar manualmente essa opção.

Primeiramente, navegue até sua ferramenta de “Active Directory Users and Computers”, selecione View, e depois Advanced Features. Agora, as opções do Editor de Atributos serão exibidas.

Após isto, basta buscar no grupo sincronizado que se deseja ocultar da GAL o respectivo parâmetro “msExchHideFromAddressLists”, e alterar seus valor default de FALSE para TRUE.

Bem simples e funcional!

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 05/03/2014, em Tecnologia. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Bruno, utilizo o serviço Office 365 administrado através do portal.office365.com e gostaria de saber se é possível ocultar a lista de destinatários de um grupo de distribuição sem usar o envio da mensagem no campo CCO. pois não podemos permitir que quem receba esse email, vaja o nome do grupo e nem seus participantes. não acho nenhuma opção q permita isso sem utilizar o CCO. porem usar o CCO abre brejas para erro do usuário, pois basta um email enviado no campo PARA, para que todos os clientes se vejam listados como destinatários e vejam os e-mails de uns aos outros.

    Curtir

    • Olá Gabriel,

      Então, o que você pode fazer é o descrito no post; ocultar as Listas de Distribuição na sua organização, para que os usuários não enviem emails para estas de forma indevida. Agora, quanto ao envio, somente através do BCC (ou CCO em Pt-BR) é que o conteúdo da DL será ocultado dos demais recipientes. Se não for feito isto, os demais poderão expandir e até responder o email.

      Abços,

      Curtir

      • Bruno, muito obrigado pelo retorno e atenção.

        Então, não tenho como fazer como no posto pois não trabalhamos com exchange server e sim somente com o office365, através do link portal.office365,com então não tenho acesso a essa telinha q vc coloca “true” como diz o tópico.

        Só funciona quando mando o destinatário em CCO, se eu coloco o nome do grupo no “para” todos os destinatários veem quem enviou e quem esta recebendo no grupo.

        Curtir

      • Ok Gabriel,

        Então, você terá que fazer conforme falei no artigo…porém, precisa de acesso à console do Exchange Online, que fica no Office 365.
        A opção que você está usando é melhor, pois é mais simples e eficaz. Para os usuários terem restrições de envio à estes grupos, você teria que configurar as opções de moderação e também de restrições de envio para as Listas de Distribuição.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: