Office 365 – Expandindo o Schema do AD para suportar atributos do Exchange Online

Olá galera,

Como todo bom administrador de Exchange sabe, umas da primeiras tarefas a se realizar na configuração deste ambiente é a fase de preparação do Active Directory.

Nesta etapa, todos os requisitos serão configurados, e a famosa “expansão do Schema do AD” será realizada, inserindo novos atributos às classes já existentes do “esqueleto” do serviço de Diretórios.

O que muitas vezes esquecemos é que no Office 365 (Exchange Online) também possui muitos atributos diferenciados, pois são os atributos do Exchange 2013. Estes já foram expandidos para a Nuvem Microsoft, porém não o foram em nosso ambiente de AD Local. Com isso, vários erros podem ser exibidos no momento da sincronização Write-Back, que é a sincronia que traz alguns atributos populados de volta para nosso ambiente de AD Local. Abaixo, o exemplo de erro que ocorre quando uma mailbox tem o InPlace Hold ativado na Nuvem, e não possui o campo de referência no AD Local:

O Write-Back só funciona quando habilitamos no DirSync a opção “Enable Hybrid Deployment”, que valida a existência da solução Exchange Server no ambiente OnPremises. Porém, as vezes já temos o Exchange no ambiente porém na primeira versão suportada pelo Hybrid com a Nuvem: o Exchange Server 2010 SP3. Esta versão não possui todos os atributos necessários na Expansão do Schema, pois novos atributos são criados a cada nova versão do Exchange Server.

Então, vamos ao que interessa!

Para realizarmos a expansão, o primeiro passo é conectar ao PowerShell do Exchange Online, onde já comumente executamos scripts PowerShell para tarefas diárias.

Após a conexão estabelecida, deve ser executado o seguinte comando para obtenção do XML com a informações do Tenant:


Get-OrganizationConfig | `
Export-Clixml -Path C:TempMyTenantOrganizationConfig.XML

Agora, basta copiar o arquivo XML recém criado para o servidor em que será feita a expansão do Schema. Pode ser um Controlador de Domínio ou qualquer outro que tenha comunicação com um DC.

Será preciso baixar a mídia do Exchange 2013, para executar os demais comandos de expansão.

Após download da mídia, abra o Command Prompt e navegue até a opção da mídia onde fica o Setup.exe. Após isto, já poderá ser executado o comando abaixo, para expansão do Schema do Active Directory:


Setup.exe /PrepareAD /IAcceptExchangeServerLicenseTerms /TenantOrganizationConfig:C:\Temp\MyTenantOrganizationConfig.XML

Pronto!

Schema do AD expandido e pronto para receber os novos atributos re-sincronizados com o Office 365!

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 30/11/2014, em Office 365, Tecnologia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: