Office 365 – Diferenças dos Planos ofertados

Olá galera,

O assunto de hoje faz parte de uma série organizada pelo nosso grupo MTI (Mixed Technology Influencers) denominada “Level100”. Essa série visa criar artigos com conteúdo mais informacional e menos técnico, explicando sobre funcionalidades, recursos, novidades e tirando dúvidas da comunidade técnica. Mas isso não muda em nada qualidade dos mesmos! 😉

Então, o assunto de hoje é sobre planos e licenciamento do Office 365. Um assunto bem diversificado e muitas vezes complexo, por ter tantas opções. Por muitas vezes, o mesmo é até confundido com o próprio Office Professional, aquele que comumente compramos em “caixinhas” ou já vem agregado ao licenciamento por volume nas empresas. Mas o Office 365 é muito mais que isso…com ele, a Microsoft desenvolveu uma nova forma de entrega de serviços online, dando foco a Nuvem. Esta abordagem de oferta de serviços em Nuvem permitiu que o alcance dela no mercado corporativo chegasse a números incríveis, mesmo ela já sendo líder disparada em diversos nichos. E também permitiu que todo tipo de organização, pequena ou grande, filantrópica ou lucrativa, educacional ou governamental, pudesse desfrutar dos maiores softwares desenvolvidos para o mercado corporativo pela gigante de Redmond.

Como este modelo de licenciamento tem várias opções, vamos dividir em grupos, e falar um pouco de cada um deles, dando um overview geral através da tabela resumida abaixo, e depois adicionando maiores detalhes descritivos. Algumas siglas e abreviações abaixo também ajudarão a entender alguns conceitos que serão citados.

PacotesPlanos - OneNote_2

Siglas:

ADRMS: Active Directory Rights Management Services

C2R: Click-To-Run, tipo de entrega do Office Professional através da Nuvem

MS: Microsoft

Office ProPlus: Office Professional Plus (Click-to-Run)

Redmond: cidade dos EUA sede da Microsoft

S4B: Skype for Business

SaaS: Software as a Service, modelo de entrega de serviço em Nuvem

 

  • Office 365 Home, Personal and University

Estes pacotes foram agrupados pois tem o mesmo foco de entrega de recursos: o licenciamento do Office ProPlus para usuários não-corporativos. Divididos em planos de assinaturas mensais ou anuais (com exceção do University, que é de 4 anos), além de licenciar a suíte de produtividade e prover a utilização em tablets, smartphones e outros, ainda fornece como adicional 1 TB de OneDrive e 60 minutos de ligações telefônicas via Skype.

Uma forma bem interessante de licenciar o Office ProPlus, e ainda ativar o mesmo em vários dispositivos diferentes, ou até mesmo compartilhar com outros contatos no caso da escolha ser o pacote Home. O Personal não permite isso, apenas a utilização em 1 PC, 1 smartphone e 1 tablet. Os produtos do pacote Office ProPlus (Word, Excel, PowerPoint, Access) podem variar de acordo com o plano, sendo mais limitados neste e no Business, e mais completo nos planos Enterprise.

  • Office 365 Business

Esse pacote possui três ofertas: Business, Business Essentials e Business Premium. A ideia deste modelo é atender as pequenas e médias empresas com até 300 usuários, com custos de licenciamento mais baixo e atrativo, e com uma oferta menor de recursos e serviços. Estima-se que as empresas estão começando a se desenvolver, e muitos recursos ofertados pelo pacote Enterprise são “desnecessários”, por enquanto.

E onde estão as diferenças nestes planos? O primeiro é focado apenas em oferecer o licenciamento do Office ProPlus para este nicho de corporações. Já os outros dois, possuem os serviços do Exchange Online, Skype for Business (S4B) Online, Sharepoint Online, Yammer Online, Office Online e suporte junto ao time de engenheiros da MS. Porém, o pacote Business Premium ainda contempla o licenciamento do Office ProPlus para os usuários da empresa, com direito a até 5 ativações em PCs diferentes, sem contar a utilização em smartphones e tablets, que também está incluída em cada uma destas ativações.

  • Office 365 Enterprise

Já este pacote é o mais comumente utilizado pelas empresas e corporações, e ofertado em 4 planos: K1, E1, E3 e E5. Todos os planos tem o foco de ofertar todos os serviços em Nuvem da Microsoft para os clientes, sem distinção de especialidades. A diferença fica em alguns tipos de recursos que são ofertados separadamente, desde a versão On-Premises, como In-Place Hold no Exchange Server, BCS no Sharepoint Server entre outros. Com exceção do K1, também conhecido como Kiosk, que é bem mais limitado e fornece contas de email de até 2 GB, conectividade apenas através de POP3 e ActiveSync (mobile) e uma versão bem limitada e básica do Sharepoint Online.

O E1 possui todos os recursos em Nuvem da MS, porém não contempla o licenciamento do Office ProPlus. Já conta com caixas de email de 50 GB, 1 TB de OneDrive for Business, videoconferências no S4B e muito mais. O E3 agrega todo o anterior, e ainda complementa com In-Place Hold (retenção de emails), Data Loss Prevention, Correio de Voz e já contempla o licenciamento do Office ProPlus, entregue no formato Click-To-Run, para até 5 ativações por conta. Já o E5, novo plano que passa a ser ofertado, além de agregar E1 + E3, ainda adiciona os recursos de PSTN Conferencing e Cloud PSTN para S4B, Power BI e Proteções avançadas para o Tenant.

Nestes planos, praticamente todas as empresas vão se adequar, e encontrar um que melhor atenda ao modelo de negócio.

  • Office 365 Education

Neste tipo de plano, a MS oferece a mesma gama de serviços ofertados pelos planos Enterprise E1, com uma enorme diferença: GRATUITO. Isso mesmo, Free, 0800, na faixa! Basta a entidade se cadastrar na Microsoft como uma instituição qualificada. Se ela quiser, ainda pode adquirir por um preço simbólico um plano especial “Education E5”, que adiciona licenciamento do Office ProPlus e os recursos do E5 para Exchange Online, Skype for Business Online e Sharepoint Online. Os valores por usuários variam, entre estudantes e funcionários das instituições.

  • Office 365 Government

Este é um plano bem específico, desenhado para atender os requisitos governamentais de cada lugar em que a Microsoft atua. Por exemplo, há um forte padrão de segurança e compliance estabelecidos pelo Governo dos EUA. São várias as normas de segurança estabelecidas pelo governo americano, principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro. Seus pacotes e serviços são bem similares ao Enterprise, com a diferença de que os adicionais de segurança podem tornar os servidores do Governo “individuais”, e até permitir um acesso mais granular caso um dos clientes, como a CIA por exemplo, necessite consultar logs dos servidores.  😛

Já no Brasil, temos alguns benefícios financeiros concedidos aos órgãos governamentais, que possivelmente acarreta um abatimento dos impostos finais para a MS.

  • Office 365 Dedicated

Bem parecido com o Enterprise, com uma diferença física: seus servidores e dispositivos de rede são separados dos demais, tornando sua entrega de performance, alta disponibilidade e confiabilidade dos serviços com valores realmente “dedicados”. Este tipo de perfil também é uma exceção, e são destinados à público-alvo específicos, principalmente instituições de renome internacional, com mais de 200 mil usuários.

  • Office 365 NonProfit

Planos desenhados para atender a demanda de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que querem utilizar dos recursos providos pela Microsoft em suas instituições. São cobertos pelos planos Business Essentials, Business Premium, E1, E3 e E5; todos já detalhados aqui previamente. Uma grande diferença é que os planos Business Essentials e E1 são GRATUITOS, e estão ofertados como doação para organizações elegíveis e qualificadas. Os demais tem preços bem abaixo do que o praticado no Enterprise.

  • Office 365 21Vianet

Este plano de Office 365 foi desenhado exclusivamente para um país: a China. Como as regras e determinações ditatoriais são extremamente rigorosas no país, só se pode operar com serviços em Nuvem por lá se usar os provedores oferecidos e homologados por eles. Neste caso, a 21Vianet é parceira da MS há anos. Os pacotes ofertados são bem similares ao Enterprise.

  • Planos Corporativos Individuais

Além de todos estes modelos de licenciamento, ainda são ofertados os Softwares como Serviço (SaaS) de forma individual, como Office 365 ProPlus, Exchange Online, Sharepoint Online, Skype for Business Online e outros. Normalmente são separados em Plano 1 e Plano 2, tendo em vista a mesma diferenciação que falamos nos planos Enterprise. Fica a diferença marcante aqui uma entrega de serviços individuais, sem a integração simbiótica dos produtos, que é um dos grandes fatores de sucesso da plataforma em Nuvem da Microsoft.

 

E o que acontece quando o licenciamento acaba?

A Microsoft trabalha com o licenciamento do Office 365 como sempre trabalhou com seus produtos, com um “lifecycle“. Como este licenciamento da Nuvem é mensal, nada mais justo do que o ciclo de vida ser definido da mesma forma. O gráfico abaixo ilustra de forma simples e precisa como funciona esse ciclo, desde o primeiro dia de expiração das licenças, até o último dia do período conhecido como “in-grace period”, onde os serviços e dados são mantidos, e aos poucos vão sendo desprovisionados, devido a não continuidade do licenciamento.

lifecylce_O365

  • Referências

Office 365 Plan Options

Deploy Click-to-Run for Office 365 products by using the Office Deployment Tool

SharePoint Online options

Skype for Business Online options

Exchange Online options

Planos e Licenciamento do Office 365

What happens to my data and access when my Office 365 for business subscription ends?

Planos e preços do Office 365 para instituições sem fins lucrativos

Office 365 Dedicated Release Collateral

Blog do Lopez

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 12/08/2016, em Cloud Computing, Office 365, Office 365 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: