image

 

 

Olá galera,

O artigo de hoje é bem rápido e breve, e visa apenas anunciar um recurso muito interessante e prático para os administradores de TI, que é a migração de suas Public Folders On-Premises para a Nuvem, através do Office 365 Groups. Quem já trabalha com Exchange Server há mais tempo e utiliza-se das conhecidas PFs, sabe o quão complexo e tedioso pode ser gerenciar essa estrutura no Exchange Server, e mais ainda cuidar de permissionamento, backup, disponibilidade da mesma e acessibilidade do conteúdo aos usuários finais. Tendo em vista isso, a Microsoft decidiu facilitar e criar uma nova forma de administrar esse ambiente, usando os recursos do Office 365 Groups.

Pra quem não sabe, o que são os Office 365 Groups? São na verdade grupos de colaboração criados no Tenant com o intuito de replicar as estruturas de trabalhos físicas, muitas vezes divididas em setores como Marketing, Vendas, Recursos Humanos e outros em grupos virtuais. Com o Office 365 Groups, a partir do momento de sua criação e adição dos membros, já é definida automaticamente uma estrutura de permissionamento e colaboração entre os membros, com vários recursos sendo instanciados por padrão, como calendário compartilhado, pastas de arquivos compartilhados, canais de colaboração individuais ao grupo. E tudo isso sendo gerido por um dos integrantes, ou até mesmo pelo administrador de TI. A ideia deste recurso é sensacional, e serve também para que outras ferramentas utilizem-o como requisito para seu funcionamento, como por exemplo o Teams e o Planner, que já absorvem os Grupos criados e concedem os recursos de maneira mais dinâmica.

Como essa possibilidade de migração, fica então muito melhor e mais prático levar o conteúdo das Public Folders locais para a Nuvem, numa tarefa simples e funcional. Antes de abrir esse recurso para todos os clientes, foi realizado um TAP (Technology Adoption Program) com alguns clientes, afim de validar se seria viável, se o funcionamento seria adequado e se teriam outras necessidades não mensuradas no desenvolvimento do projeto inicial. Agora, depois de amadurecido, o recurso está disponível a todos os usuários do Office 365.

Existem alguns requisitos importantes, que valem a pena serem ressaltados aqui:

  • Office 365 Groups está disponível para subscriptions do Office 365 Business Essentials e Premium, e Enteprises E1, E3 e E5;
  • Se você está usando PF On-Premises, será necessário a configuração de coexistência híbrida do Exchange Local com o Exchange Online;
  • Para migração a partir do Exchange Server 2010, é necessário Service Pack 3 e Update Rollup 8 ou mais recente;
  • Para migração a partir do Exchange Server 2013, é necessário Cumulative Update 15 ou mais recente;
  • Para migração a partir do Exchange Server 2016, é necessário Cumulative Update 4 ou mais recente.

Também é possível migrar suas Public Folders Online para o Office 365 Groups, usufruindo assim dos recursos de colaboração e continuando com a escalabilidade da Nuvem. Abaixo, a documentação com cada step necessário para as migrações de cada cenário.

 

Referências:

Migrate your public folders to Office 365 Groups

Migrating public folders to Office 365 Groups

Learn about Office 365 Groups

 

Bruno Lopes – MVP Office Servers and Services | Facebook Page | YouTube Channel | Twitter | LinkedIn