Exchange Server – Fim dos ciclos de vida de suporte do Exchange Server 2010 (extended) e Exchange Server 2013 (mainstream)

Olá pessoal,

Como muitos que acompanham o blog do time de Produto de Exchange Server/Office 365, já foi noticiado que o fim do ciclo de vida de alguns dos nossos conhecidos e amados produtos estão perto do fim. Tanto o Exchange Server 2010 quanto o Exchange Server 2013 já tem seus dias contados.

O Exchange Server 2010 já está no Service Pack 3, ou seja; suas versões legadas do SP1 e SP2 nem são mais suportadas, como podemos ver no site Microsoft Lifecycle. Já o Exchange Server 2013 teve ainda o lançamento de um Service Pack, o SP1, que é na verdade o Cumulative Update 4. Porém já nas versões 2013 do Exchange Server a Microsoft finaliza com o ciclo de atualizações através de SPs, e começa uma nova era de ciclos trimestrais de releases, onde o ciclo de vida do produto é mais dinâmico e proporciona um deploy e/ou update mais centralizado.

Retornando à temática do fim do suporte, há uma boa diferença entre “fim do suporte principal” e o “fim do suporte estendido”. O primeiro, geralmente acontece em 5 anos do lançamento da primeira versão para o mercado, a RTM (Release to Manufacturer). O segundo, serão os próximos 5 anos, completando um ciclo de vida de 10 anos. Quase todos os produtos da Microsoft trabalham nesse modelo de Lifecycle. Abaixo, uma tabela exibe as principais diferenças de cada um destes ciclos de suporte.

 

O que precisamos estar atentos são as datas do fim de suporte de cada um destes produtos, principalmente do Exchange Server 2010. Como este está perto do fim do suporte estendido, depois da data final nem mesmo poderá ser capaz de abrir um chamado com o Suporte Microsoft; apenas para clientes que adquirirem um “pacote especial para contas Premier”, que torna bem dispendioso este tipo de suporte. Ou seja, a recomendação é já migrar o quanto antes! E o Office 365 e a coexistência híbrida estão aí para facilitar este cenário…

O Exchange Server 2013 está no fim do suporte principal, e está iniciando o suporte estendido. Ainda temos 5 anos de suporte do mesmo pela frente, porém novidades e melhorias não serão mais lançadas nos próximos updates.

Abaixo, as datas do fim de cada suporte referido acima:

 

Referências:

Microsoft Business, Developer and Desktop Operating Systems Policy

Exchange 2010 End of Support Is Coming

Exchange Server 2013 Enters Extended Support Lifecycle Phase

Exchange Server Updates: build numbers and release dates

 

Bruno Lopes – MVP Office Servers and Services | Facebook Page | YouTube Channel | Twitter | LinkedIn

Anúncios

Sobre MVP Bruno Lopes

Profissional MBA em Redes de Computadores e Telecomunicações, MVP Microsoft e atualmente Technical Trainer e Engenheiro de Suporte na Microsoft/Wipro, especialista em Exchange/Office 365; sou mais um voluntário desta grande pátria de blogueiros a me dedicar em prol das informações compartilhadas à todos...Se já me salvou um dia, creio que ajudará a muitos mais...

Publicado em 14/05/2018, em Exchange Server, Exchange Server 2010, Servidores Windows, Tecnologia e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: