Olá pessoal,

Hoje em primeira mão, temos a satisfação de anunciar mais uma release do Exchange Server, o nosso tão estimado produto de mensageria do mundo Microsoft! É isso, a versão 2019, que antes era apenas uma expectativa, hoje é realidade e está sendo liberada como preview para que todos possam usar e testar. E como sempre, veio repleta de novidades e recursos muito interessantes.

Uma das principais novidades, que acredito serem as mais significantes no ponto de vista da arquitetura do produto é a instalação do Exchange Server 2019 no Windows Server Core 2019. Isso mesmo, a nova versão do Exchange Server vai suportar uma instalação em um Sistema Operacional sem GUI (Graphical User Interface). Pra quem não conhece, o Windows Server Core é uma versão do Sistema Operacional para servidores da Microsoft que não possui a opção de Desktop Experience, ou seja, não tem interface gráfica.

Outro tópico muito interessante são as novas capacidade de performance do Exchange 2019. Na versão anterior, o Exchange Server 2016 suportava 24 cores de processador e 192 GB de RAM. Agora, são suportados 48 cores de processamento e 256 GB de RAM. Tudo isto pensando nos ambientes altamente performáticos do Exchange Online e na Preferred Architecture, que sempre recomenda a utilização de servidores físicos para os ambientes de Exchange Server. Tendo isto em vista, faz todo sentido otimizar a capacidade máxima de recursos gerenciados e suportados, afim de aumentar a capacidade dos ambientes corporativos.

 

Outras novidades são a otimização do Content Index usando as referências de indexação do Bing e agora sendo diretamente integrado a database, otimização e novos recursos de Calendário para os usuários e a remoção da função de Unified Messaging do Exchange.

Isso mesmo, Exchange Server 2019 não contará mais com Unified Messaging. Para usar este recurso, será necessário migrar o ambiente de Skype for Business para a versão Skype for Business 2019 usando o Cloud Voicemail, um novo recurso que está por vir neste outro produto da família Office.

Pra quem quiser já começar os testes, já está disponível o link para download da nova versão.

Estas são as primeiras visões e informações sobre o que vem por aí. Ainda tem muito mais a ser lançado e criado com mais uma versão do produto para o ambiente On-Premises. Como podemos notar, a build do produto é a 15.02, que é a mesma build dos usuários que estão no Exchange Online. Ou seja, o produto continua seguindo o mesmo ciclo de lançamentos das versões anteriores, com sua first release na Nuvem Microsoft.

 

Referência: Exchange Server 2019 Public Preview

Bruno Lopes – MVP Office Apps & Services | Facebook Page | YouTube Channel | Twitter | LinkedIn